Dezenas de residências e comércios ficaram 16 horas sem o fornecimento de energia elétrica no bairro Itacorubi, em Florianópolis, entre a noite de quarta-feira e a tarde de quinta-feira. Somente a padaria Mania de Pão, na Rodovia Admar Gonzaga, teve mais de R$ 12 mil de prejuízo com a falta de energia. Parte da produção foi para o lixo e outros alimentos azedaram.
— A energia voltou na manhã de ontem durante somente 30 minutos, mas tivemos que dispensar os funcionários porque não havia o que fazer. Ficamos o dia inteiro em meia fase — lamentou o gerente Volmir Muller, 39 anos.
Acabou a energia antes do jogo
O mesmo aconteceu com os moradores da Rua Joaquim Soares. O aposentado Diomar Wilpert, 75 anos, o Lica, lembra que não conseguiu assistir ao jogo da Copa América entre Chile e Uruguai na quarta-feira.
— A energia terminou com 20 minutos de jogo e só voltou por alguns minutos hoje (ontem) pela manhã. Colocamos a roupa na máquina, mas não deu tempo nem bater uma lavagem por inteiro. Meu maior receio é perder a carne estocada no freezer — observou.
Lica informou a falta de energia na região começou há 10 dias. Aliás, ele ficou sem luz durante três dias seguidos na semana passada e nada foi feito durante esse período.
E vai faltar energia elétrica de novo
O gerente da divisão técnica da Celesc para a Grande Florianópolis, Adriano Luz, disse que o problema foi a ligação de um prédio com 16 quitinetes. Ele afirmou que a empresa vai averiguar a falta de capacidade na rede. Mesmo assim, a energia voltará a faltar nesta sexta-feira pela manhã, aproximadamente, por duas horas.
— Resolvemos o problema nesta tarde (ontem) de maneira paliativa e teremos que realizar um novo procedimento durante a sexta-feira pela manhã. Assim, teremos uma solução definitiva para a região — prometeu. Adriano informou que 60 unidades consumidoras foram prejudicadas.
Como funciona
Quando uma nova ligação é feita – como no caso do prédio – a Celesc avalia se o fornecimento de energia ainda está bem dimensionado para determinada rua, por exemplo. Em caso de sobrecarga, as quedas acabam sendo frequentes.