Start Grupos Geradores de Energia
Vendas: 17 2122-5160

MP investiga apagão de energia ocorrido em cinco cidades de RO

energia08

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) instaurou um inquérito para investigar as causas e responsabilidades do apagão ocorrido no dia 4 deste mês, nos municípios de Ariquemes (RO), Cacaulândia (RO), Monte Negro (RO), Rio Crespo (RO) e Alto Paraíso (RO). A falta de energia teria relação com problemas acontecidos na subestação da Eletrobras Distribuição Rondônia, localizada no Setor Grandes Áreas, em Ariquemes. A empresa informou que deve prestar todos os esclarecimentos solicitados.

 

De acordo com nota divulgada pelo MP-RO na quarta-feira (12), o inquérito civil público foi instaurado pelo promotor de Justiça, Glauco Maldonado, que argumenta que a interrupção de energia pode ter provocado danos materiais e morais para consumidores dos municípios afetados pelo apagão. Para a investigação, o promotor requer informações da Eletrobras, bem como da Agência de Energia Elétrica (Aneel) e Prefeitura de Ariquemes.

O promotor destaca que o prejuízo dos consumidores pode ter sido agravado uma vez que mesmo após ser restabelecido a energia elétrica no dia 6 de novembro, ao longo do último domingo (9), teriam sido registrados aproximadamente 10 interrupções de energia. Ele questionou ainda a empresa não prestou informações claras à sociedade sobre a natureza do problema e quanto ao risco ocorrido se repetir.

Ao G1, o presidente da Eletrobras Distribuição Rondônia, Luiz Marcelo Reis de Carvalho, informou que a empresa deve prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público. “Equipamentos estão sendo analisados para tentar identificar qual foi a causa do incidente e também para trabalharmos com medidas de prevenção”, disse o presidente.

Entenda o caso
Por volta das 21h45, do dia 4 de novembro um curto circuito no disjuntor de proteção de um dos transformadores principais da subestação da Eletrobras Distribuição Rondônia em Ariquemes , deixou sem energia elétrica por mais de 15 horas cinco municípios do Vale do Jamari.

A explosão provocada pelo curto iluminou o céu de Ariquemes por cerca de 20 segundos.  A natureza do curto ainda é investigada pela empresa, mas uma das suspeitas é que tenha caído um raio na subestação, o que teria gerado todo o problema.

Para tentar amenizar a falta de energia, duas subestações móveis vindas de Jaru (RO) e Rio Branco (AC) foram deslocadas para Ariquemes. Até o momento, uma delas ainda continua em operação, até que seja sanado o problema na subestação fixa do município, prevista para o domingo (16), segundo o presidente da empresa.

 

Telefone: (17) 2122-5160

Endereço

Rod. Antônio Visoto, 1387, Mirassol, São Paulo

Vendas em todo Brasil